sexta-feira, 27 de junho de 2008

“Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do senhor, Deus Eterno. Gn. 21:33


Na primeira semana de junho comemorou-se o Dia mundial do Meio Ambiente. E o que nós temos com isso?

Vivemos numa época em que o oportunismo, o consumismo, as idéias utilitaristas e exclusivistas é que norteiam, precisamos entender e conscientizar nossa geração de que como mordomos que somos de toda a criação devemos zelar pelo meio ambiente, também, e que isto agrada a Deus, pois, em várias passagens bíblicas O encontramos orientando o seu povo a respeito do cuidado que deveriam ter com a natureza: em Dt. 22, a partir do versículo 6, vemos orientações a respeito do cuidado quanto a proliferação das espécies de animais, de plantas e alimentos e do homem, nesta passagem Deus nos dá orientações técnicas, tipo um manual de boas práticas de cuidados que previnem a extinção dos elementos da natureza. Não é legal! Deus cuida de nós e da sua criação de forma integral e singular. Em Gn 2:15 Deus dá ao homem o privilégio de zelar toda a criação, portanto, de que forma estamos cuidando daquilo que o Senhor colocou em nossas mãos? Não é apenas uma questão de oferecer “um mundo melhor para nossos filhos” como o mundo passa, mas, para nós cristãos é obedecer ao nosso Deus, Criador de todas as coisas.

Abraão, como pai da grande nação, deu o exemplo de bom ambientalista, Deus o abençoara com amigos, restituiu-lhe o poço que tinha cavado e havia lhe prometido terras. E qual a forma que ele encontrou para adorar a Deus naquele lugar? Massa, né. E, não Foi à toa que ele plantou aquela árvore naquele lugar... limite da promessa de Deus ao seu povo e uma planta com inúmeras utilidades e que produz alimento de forma muito peculiar, ao ceder sua seiva a um inseto, este deposita nela substância riquíssima em termos nutricionais que pode servir como alimento ao homem e que provavelmente, foi muito útil ao povo de Deus naquela região. É interessante observarmos estes bons exemplos de nossos patriarcas e ao mesmo tempo em que vemos a preocupação do mundo inteiro com questões ambientais, percebemos que Deus já nos orientara quanto a isso e a desobediência do homem é que tem levado a humanidade a, com sofrimento, suportar as conseqüências... Precisamos mostrar ao mundo que a bíblia sempre tem razão e que o Mundo precisa de Deus. Está aí bons temas para serem discutidos no mês da juventude. Vamos formar jovens antenados com a realidade e situados na Rocha. =D

No amor de Cristo,

JUBALIT.

Nenhum comentário: